top of page
Foto do escritorRenato Padovan

Estou realmente fazendo um teste?

Nestas semanas estamos realizando os testes de 3000m com os atletas para definir as zonas de treinamento. Além disso, estamos fazendo o Circuito de Corrida de rua, onde temos algumas aulas online teóricas para aprender a se preparar melhor para as corridas.

São tópicos como: aquecimento, preparação nos dias antes das provas, motivação etc.

A ideia é aprender a se preparar para as provas além de entender e participar dos eventos. É criar uma autonomia do atleta de saber o que fazer quando ele estiver sozinho em uma prova ou sem o apoio da equipe.

Normalmente estamos sempre juntos nas provas, mas saber o que deve ser feito é muito importante.


Ter o seu ritual de aquecimento, seu ritual de preparação, saber o que dá certo comer e beber antes das provas e quanto de sono dormir são processos muito importantes que fazem diferença na hora do “vamos ver”. Isso é se preparar, e é por isso que fazemos testes. Incluindo esse que estamos fazendo nestas semanas.


Testar a condição física do atleta e também a parte que chamamos de “treinamento silencioso”, aquela parte que fazemos quando não estamos na parte do treino com exercícios. Então o “teste” em si, não é só acordar e ir fazer o seu máximo.

Precisa ter uma preparação e testar essa preparação. Em cada prova que fazemos no circuito precisa ser feita essa preparação.

Chegar com antecedência no local de prova, estar bem alimentado e descansado, saber o que fazer no aquecimento e desaquecimento e também a sua recuperação pôs prova.


Ter essa sequência pronta leva tempo e precisa ser testada sempre e atualizada.

Alguma coisa que funciona para você como comer pão antes da corrida, pode não funcionar para o seu colega de equipe.

Saiba o que funciona para você antes de chegar naquela prova importante no final da sua preparação e acabar não sabendo o que fazer.


Mais do que importante também é salientar que um teste é para ser feito no seu máximo de acordo com o teste. Maior distância possível e maior distância possível. Menor tempo é menor tempo. Se poupar no teste é receita para tempos e velocidades de treinamento incorretas, lembre-se!


Aproveite os testes e nossas reuniões e fique pronto para a prova principal.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Foi dada a largada!

Começamos! Nosso desafio de 21km e 42km começou neste fim de semana. Todos que vão correr uma meia-maratona ou maratona nesses primeiros...

Comments


bottom of page